BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Dos dez deputados federais do ES, Evair de Melo (PP) e Lauriete (PL) conseguiram fechar o primeiro semestre da atual legislatura como os deputados mais próximos do governo Bolsonaro.
 
De viagens a cafés da manhã, ambos têm conseguido tratamento privilegiado nas agendas do Palácio do Planalto.
 
Integrante da Frente Parlamentar da Agricultura, Evair tem participado de diversas solenidades no Planalto, principalmente as ligadas ao setor que representa, a agricultura. 
 
Deputado federal Evair de Melo (PP) e o Presidente da República, Jair Bolsonaro
 
Além de falar em solenidades no Planalto, o deputado ainda conseguiu que sua assessora de imprensa, Milan Salviato, tirasse uma foto com o chefe do Executivo, depois de furar o cerco dos seguranças. 
 
A assessora Milan Salviato e Jair Bolsanaro
 
Evair teve mais uma chance de mostrar sua fidelidade a Bolsonaro após assumir vaga na Comissão Especial da Reforma da Previdência. Ele conseguiu aprovar um destaque importante para o setor agrícola, que garantiu a manutenção da isenção de cobrança previdenciária sobre as exportações agrícolas. 
 
“Garantimos não apenas a manutenção do atual custo de produção, como também a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. No caso do ES o beneficio atinge produtores de café, pimenta, carne de aves , suínos e mamão, que seriam tributados em 2,5 % nas exportações o que geraria débito no valor pago ao produtor”, explicou o deputado.
 
Queridinha – Já a deputada Lauriete, ex-mulher do ex-senador Magno Malta, foi uma das poucas a receber convite para acompanhar o presidente numa viagem a São Paulo para a solenidade de passagem do comando militar do Sudeste.
 
Tá certo que a deputada não tinha nada relacionando ao mandato para fazer em São Paulo. Mas a proximidade com o presidente pode ter servido para ela fazer algum pedido em favor dos capixabas.
Lauriete e Bolsonaro
 
Evangélica e cantora gospel, a parlamentar capixaba está no segundo mandato e tem, de acordo com o Basômetro, ferramenta interativa do Estadão que permite medir o apoio dos parlamentares ao governo, 96% de grau de governismo, votou 3 vezes contra e 68 a favor do governo.
 
Pelo Basômetro, entre os homens, Evair de Melo (PP-ES) é quem tem o maior índice de apoio ao governo, 95% favorável. Já votou 2 vezes contra e 41 a favor.
 
Outra deputada em segundo do mandato, e também muito próxima do governo é Norma Ayub, presidente do DEM no ES, tem 98% de alinhamento político com o governo. Dos 59 votos registrados, apenas um foi contra o governo.

Deputada Federal Norma Ayub (DEM) e o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL)

 

SENADO – Já entre os senadores do Espírito Santo, Rose de Freitas (PODE), Marcos do Val (Cidadania) e Fabiano Contarato (REDE),  Do Val é o mais próximo do Executivo, até pela afinidade ideológica.

O senador chegou inclusive a receber um convite de outro senador, Flávio Bolsonaro, filho do presidente,  para se filiar ao PSL.

Leia: Senador Marcos do Val vai mudar de partido