4º Fórum de Governadores em Brasília

BRASÍLIA – Durante a IV edição do Fórum dos Governadores em Brasília, nesta terça-feira (23), o Governador do ES, Renato Casagrande, debateu propostas de mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

No encontro, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, apresentou propostas de mudança para o Fundeb. Ela propôs o aumento da participação da União de forma progressiva até chegar a 40% do total dos fundos.

No primeiro ano, a União aumentaria o percentual de 10% para 20%, sendo 2% nos anos seguintes, até atingir o percentual de 40%. “Já no primeiro ano, em vez de nove, teremos 20 estados contemplados pelo financiamento da educação básica pela União”, prevê Fátima.

Casagrande, em apoio, sugeriu um encontro de uma comissão com o novo ministro da educação – Abraham Weintraub. O capixaba é favorável ao aumento de participação da União no financiamento da educação.

O encontro da comissão com Weintraub deve ocorrer em 8 de maio. Mesmo dia em que os demais representantes do executivo se reunirão com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia.

Casagrande também apresentou sugestões para a desburocratização dos fundos Penitenciário e de Segurança Pública, como ficou decidio na última reunião do fórum em 26 de março.

Os governadores levaram as sugestões para suas assessorias técnicas estudarem as propostas da comissão liderada pelo capixaba.

O encontro desta terça-feira (23) contou com a participação de 24 dos 27 representantes dos estados. Paraná, Alagoas e Rio Grande do Sul não compareceram. A próxima reunião do Fórum de Governadores está marcada para o dia 11 de junho, também em Brasília.

Com informações da Agência Brasília