Tayana Dantas, fundadora do projeto Vila Nova

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Com 30 anos, Tayana Dantas, fundadora do Projeto Vila Nova, que propõe a renovação política no município de Vila Velha, desistiu de concorrer a prefeitura da cidade nas eleições do ano que vem.

Ela alegou problemas familiares. No entanto, Tayana anunciou ao Movimento Livres, do qual ela participa, que vai continuar na luta por melhorias na política. 

Com a desistência dela, o Cidadania, ex-PPS fica sem candidato em Vila Velha. O vereador Ricardo Chiabai é considerado um ilustre desconhecido com perfil para no máximo candidato a vice prefeito.

O Cidadania no ES é fraco. Considerado sigla satélite do PSB do governador Casagrande. O ex-PPS tem apenas as prefeituras de Vitória e Cariacica.

E os dois prefeitos são adversários dentro do partido. Juninho de Cariacica é ignorado pelo ‘dono’ da legenda no ES Luciano Rezende, há oito anos no comando da capital. Os dois não podem disputar a reeleição.

“Nesse momento, considero que preciso ajustar algumas coisas para que meu propósito de ajudar o coletivo não machuque aqueles que mais amo, e é verdade que eles foram muito machucados nesse processo [de pré-candidatura]”, disse ela em carta ao Movimento Livres.

Quem é Tayana 

Natural de Vila Velha, Tayana Dantas é filha do dono da Universidade de Vila Velha, onde trabalha como gestora. Depois de experiências acadêmicas fora do país – morou em Portugal – a administradora voltou à Vila Velha e se decepcionou com a pouca evolução que encontrou no município.

Ela defende a gestão compartilhada: “O prefeito ou a prefeita tem que primeiro ser uma pessoa que esteja disposta a gerir a cidade com as pessoas, não tão politicamente, mas compartilhadamente, e não ser só mais um líder solitário como é a política que tem sido feita até aqui.”

Quando eu voltei pra cá, eu reparei que a cidade evoluiu muito pouco desde o momento que eu saí daqui, e também senti que as pessoas não se sentiam parte da cidade, não havia o sentimento de pertencimento.”

Projeto Vila Nova

A fim de aplicar os conhecimentos aprendidos na pós-graduação que fez em Lisboa, ela criou o Projeto Vila Nova, que visa solucionar, junto à população, os problemas que impactam a comunidade.

“O projeto nasceu de um desejo de fazer com que os cidadãos tivessem protagonismo nas soluções e no desenvolvimento da cidade, já que aqui teve pouca renovação política principalmente no executivo e na forma de conduzir a cidade”.

O Vila Nova é um movimento político suprapartidário, que tem como objetivo identificar os principais problemas enfrentados pelos moradores de Vila Velha e propor , de forma compartilhada, soluções para esses problemas.

Eleições municipais 2020

Em entrevista para a Agência Congresso em juho, Tayana revelou um plano B para o caso de não se candidatar: participar ativamente do processo eleitoral fazendo campanha para os candidatos que representarem o Projeto Vila Nova.

“A minha participação vai ser de empenho total, construir de forma mais ativa esse projeto de cidade que a gente quer entregar e colaborar com pessoas que tenham o mindset que a gente acredita que seja ideal para o prefeito e para os nossos vereadores.”

Resultado de imagem para tayana dantas paulo hartung
Senador Fabiano Contarato (REDE), João Amoedo, Paulo Hartung e Tayana Dantas

Ainda na carta enviada ao Livres, Tayana não descarta a possibilidade de disputa em uma eleição futura.

“Não estou desistindo da política nem de Vila Velha, continuarei ativa e pretendo me candidatar em breve. Tenho plena convicção de que os ataques aos meus sempre ocorrerão, mas preciso prepará-los melhor nesse sentido, para que os machucados não sejam profundos.”

Reportagem: Lanna Silveira