Deputado federal Felipe Rigoni (PSB). Foto: Arquivo Felipe Rigoni

BRASÍLIA – O deputado federal Felipe Rigoni (PSB) apresentou um projeto que autoriza a doação de recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral para ações de prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19).

Só o fundo eleitoral soma R$ 2 bilhões. O PL 646/2020 foi protocolado nesta terça-feira (17), e já recebeu pelo menos uma crítica, do presidente regional do PSD no ES, ex-prefeito Neucimar Fraga; ” quer jogar para a platéia, fica até feito”.

Fraga sugeriu suspender as eleições de outubro, prorrogando o mandato dos atuais prefeitos e vereadores até 2022 ” faça uma eleição só, em 2022,aí sim seria correto.”, afirmou no grupo de whatsapp do site Agência Congresso.

Ampliar UTIs

“O país está diante de uma doença grave, que exige muitos recursos e investimentos. Precisamos ampliar leitos de UTI, comprar respiradores e testes para a população. Nosso projeto abre a possibilidade de os partidos escolherem doar seus recursos para o combate ao coronavírus. É uma escolha pelo bem do país”, pontuou Rigoni.

Atualmente em R$ 2 bilhões, o Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, conhecido como fundo eleitoral, concentra verbas repassadas pelo Tesouro Nacional para apoio às candidaturas. O fundo partidário, por sua vez, é repassado mensalmente para o custeamento de despesas diárias das legendas.

O projeto foi apresentado em coautoria com outros quatro deputados, Vinicius Poit, JHC, Paulo Ganime e Rodrigo Coelho.

Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Felipe Rigoni