Deputado federal Felipe Rigoni

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – A primeira rodada de votação popular do edital de emendas parlamentares do deputado capixaba Felipe Rigoni começou hoje (6) às 13h. Os projetos são divididos em áreas temáticas e nesta primeira fase, serão votados os projetos da área de saúde.

A população pode votar até às 12h da próxima quarta-feira (13) e deve ser feita no aplicativo “Nosso Mandato” disponível para aparelhos iOS e Android. Para ter o voto validado é preciso fazer o cadastro completo no app.

Rigoni realizou um edital para definir a plicação de R$ 12 milhões em emendas parlamentares. É uma inciativa inédita no Espírito Santo. 31, dos 549 projetos inscritos chegaram à ultima fase.

“Buscamos uma solução inovadora para tornar a distribuição dos recursos mais transparente e democrática. A gente percebeu que não adiantaria simplesmente destinar os recursos para uma prefeitura ou para o Estado, era preciso ouvir as pessoas.”, afirma o deputado

A escolha dos projetos foi feita por um conselho de especialistas, formado por 20 pessoas de diferentes áreas, como educação e segurança. A avaliação considerou quatro critérios prioritários: qualidade, sustentabilidade financeira, impacto gerado e alcance das microrregiões.

“O volume e a qualidade dos projetos provam que tomamos a decisão correta. Foi preciso adotar critérios técnicos rigorosos para que o nosso time e o conselho pudessem apontar os finalistas”, pontua Rigoni.

Não existe um número de projetos que serão aprovados, mas o objetivo é beneficiar o maior número de projetos possível. “Se os mais votados forem os mais ‘caros’ vai diminuir a quantidade de projetos contemplados, pois o teto é de R$ 12 milhões”, afirma um assessor de Rigoni.

Os projetos em votação representam 18 municípios de nove diferentes microrregiões do Espírito Santo. O resultado final será divulgado no dia 06 de dezembro e a verba pleiteada será liberada no orçamento do ano que vem.

Confira os projetos a serem votados:

  • Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia
  • Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – Modernização do Parque Tecnológico do Serviço de Diagnóstico da Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia: substituição de Mamógrafo Digital
  • Fundação Clínica Carmem Lucia – Projeto Saúde na Comunidade
  • Hospital Evangélico de Cachoeiro De Itapemirim – Projeto Cuidados Neonatais
  • Hospital Materno Infantil Francisco de Assis de Guarapari – Projeto Resgatando Sorrisos Especiais
  • Prefeitura de Alfredo Chaves – Reforma e Ampliação de Unidade de Saúde de Ibitiruí
  • Prefeitura de Baixo Guandu – Construção de Complexo de Saúde da Família
  • Prefeitura de Fundão – Projeto Cuidando do seu Sorriso
  • Prefeitura de Governador Lindenberg – Construção de Farmácia Básica
  • Prefeitura de Jaguaré – Instalação de equipamento de Raio-X Fixo Digital
  • Prefeitura de Santa Leopoldina – Projeto Saúde Bucal Comunitária
  • Secretaria de Estado da Saúde – Projeto de Reforma e Ampliação do Hospital e Maternidade de São Mateus

Com informações da assessoria de imprensa do deputado Felipe Rigoni