BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle, e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado, vai debater, em audiência pública, a obrigatoriedade de extintores de incêndio em veículos.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) já rejeitou projeto nesse sentido (PLC 159/2017). Mas o tema voltou ao debate.

A deputada capixaba Lauriete (PL-ES) é a favor da volta dos extintores nos carros.

“Os extintores nos carros devem ser obrigatórios por parte do fabricante. O extintor é item de segurança”, disse para a Agência Congresso.

O texto agora está em análise na CTFC. Senadores como Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Kátia Abreu (PDT-TO) disseram que a obrigatoriedade não traz mais segurança às pessoas. 

Deputadas Lauriete (PL) e Norma Ayub (DEM)


A deputada Norma Ayub (DEM-ES) acho que o assunto ainda precisa ser mais debatido para que se prove que não há necessidade do extintor.

“Deve ser muito bem analisado em razão do lobby e da arrecadação da indústria de extintores, que é muito forte. Saber porque foi extinto e se ficou comprovado que não salvará vidas”, disse a deputada.

Por outro lado, a deputada governista Dra. Soraya (PSL-ES) concorda com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e acredita que os extintores não são necessários, mas aguarda os estudos do Senado para se posicionar melhor.

“O texto ainda tramita no Congresso e mais elementos poderão ser analisados para a comprovação de sua obrigatoriedade ou não”, disse para a Agência Congresso.