BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A deputada federal Norma Ayub (DEM) foi aprovada em convenção dia 5/9 para disputar a prefeitura de Marataízes. É o primeiro nome a disputar as eleições municipais deste ano, a contar com apoio do governador Renato Casagrande.

A Convenção do Democratas de Marataízes foi realizada sábado passado, e tem o PSB entre seus aliados. O vice dela será o médico Jander Nunes Vidal (DEM).

A coligação, “Vamos Resgatar o Brilho da Pérola”  conta ainda com o PSD, PV e PP. O PSD no ES é presidido pelo ex-deputado Neucimar Fraga, que é quem assumirá a vaga de Norma na Câmara Federal, caso ela seja eleita prefeita. Fraga ganharia dois anos de mandato como suplente da coligação.

A convenção de Norma contou com apoio de diversos políticos, deputados estaduais Theodorico Ferraço e Dr. Emílio Mameri, prefeito de Guarapari Édson Magalhães, e os deputados federais Da Vitória (Cidadania) Lauriete (PSC) e Dra Soraya (PSL), que é adversária do governador Casagrande.

Também participaram – virtualmente – , o presidente nacional do DEM, prefeito de Salvador ACM Neto, a ministra da Agricultura Tereza Cristina, e o Ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, ambos do DEM.

A deputada que já foi prefeita de Itapemirim por duas vezes, decidiu disputar na cidade vizinha, conforme explicou, a pedido da população local, em função da avaliação positiva das duas administrações em Itapemirim.

Em seu discurso após a oficialização do seu nome, Norma destacou a necessidade de trabalhar pela geração de emprego e renda, pelo fortalecimento do turismo, mas antes quer conhecer a real situação fiscal do município.

“Temos um grande potencial agrícola em Marataízes, em especial ligado ao abacaxi e a cana-de-açúcar, e muitas necessidades também no setor pesqueiro. Já levei ao conhecimento da ministra da Agricultura, e fico muito feliz em saber que posso contar com o apoio do ministério,” disse.

Norma Ayub governou Itapemirim de 2005 a 2012, e foi a deputada federal mais votada em Marataízes, em 2018, com 8.918 votos. Em 2016, o atual prefeito, Tininho, foi eleito com 7.842 votos.

Norma agradeceu o que chamou de ‘apelo popular’ que teria sido decisivo para trocar de domicílio eleitoral, evento noticiado em 18 de setembro do ano passado com exclusividade pelo site Agência Congresso.

http://www.agenciacongresso.com.br/deputada-norma-muda-domicilio-para-disputar-prefeitura-de-marataizes/

A convenção realizada no Cerimonial Via Sul seguiu protocolos sanitários devido à covid. O número de participantes foi limitado, e na abertura foi feito um minuto de silêncio em respeito às vítimas do coronavírus.

Crédito:Aquinotícias

Além de Norma, dois outros nomes devem disputar a eleição de novembro, o atual prefeito Robertino Batista, o “Tininho” (PDT), e o ex-prefeito Toninho Bittencourt (Podemos).

Em 2016 a disputa foi equilibrada, Tininho Batista (PDT) obteve 36,73% dos votos válidos (7842 votos), Toninho Bittencourt (Podemos) 33,16% (7080 votos) e Marco Vivacqua 29,27% (6250 votos).

Nesta eleição, no entanto, dois derrotados de 2016 se uniram, para enfrentar o atual prefeito Tininho, que tem outro problema, o surgimento da candidatura de Norma que vem com apoio do governador e do clã Ferraço.