BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Vários deputados federais que estão participando das eleições municipais deste ano, visam a reeleição em 2022.

A disputa para o Senado é difícil por ser uma eleição majoritária, e a dificuldade aumenta porque em 2022 estará em disputa apenas uma vaga. Cada estado tem três vagas de senador.

No caso do ES, a vaga em questão é ocupada pela senadora Rose de Freitas ( Sem partido) que também não sabe se tentará a reeleição. Ela é uma parlamentar municipalista.

Os deputados Da Vitória (Cidadania) e Felipe Rigoni (PSB) entraram nesta disputa municipal apoiando diversos candidatos. Em 2018 eles foram, ao lado de Amaro Neto (PRB),os três mais votados para Câmara

Da Vitória, inclusive, já deixou claro que pretende concorrer ao Senado. Rigoni tem cacife mas não tem idade. Apesar de ser o deputado capixaba mais bem avaliado da atual legislatura, para concorrer ao Senado precisa ter pelo menos 35 anos. Rigoni é de 1991.

Outro nome citado pelos dirigentes partidários para o Senado é do prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli (PRB), que se destacou com apenas uma administração na cidade.

Renunciou à reeleição – por ser contra o instituto da reeleição – e já disse que pretende disputar vaga de deputado estadual, em 2022. Seu partido, no entanto, vai tentar lançá-lo a um cargo maior.

Prefeitos de Da Vitória 

O apoio de Da Vitória nesta eleição- ele é o coordenador da bancada federal – vai de A a Z. Ele apoia dois federais que disputam a eleição, Sérgio Vidigal (PDT) na Serra, e Norma Ayub (DEM) em Marataízes.

Em Cariacica e Vila Velha, por ter muitos amigos candidatos, preferiu não se envolver. E um dos candidatos a prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PSD), se perder a eleição pode ganhar vaga na Câmara pois é suplente de Norma e Vidigal.

Mas em Colatina Da Vitória tem candidato próprio, como em Vitória, onde apoia Fabrício Gandini, do Cidadania. Outros candidatos do parlamentar são Daniel (São Mateus), Capitao Romullo (Alegre), Cuíca (SJC), Vitor Coelho (Cachoeiro), Paulinho (Guaçui), Pingo (Ibatiba), Gedson (Iconha), Gutim (Marilandia), Sidiclei (Pancas), Reginaldo (Kennedy), Kleber (Santa Teresa), Marcos Guerra (São Roque), Bolinha (Vila Pavão), Roze (Ponto Belo), Iúna, Mário João (Itaguacu), e Zé Luiz (Ecoporanga)

Da Vitória também tem candidatos em Vila Valério, Venda Nova, São Gabriel, São Domingos, Piúma, Pinheiros, Nova Venécia, Muniz Freire, João Neiva, Jaguare, Ibiraçu, Lindenberg, Dores, Conceição do Castelo, Conceição da Barra, Aracruz e Águia Branca, todos do Cidadania.

Prefeitos de Rigoni

São 18 candidatos e candidatas de dez municípios que receberão apoio na campanha de Rigoni.

O deputado federal divulgou a lista de candidatos selecionados para o projeto Política Futura, iniciativa suprapartidária de formação e mentoria.

Mais de cem nomes foram avaliados na seleção, que durou três meses – entre a coleta de indicações e a realização das entrevistas.

O processo de apoio adotado pelo deputado Felipe Rigoni foi feito de outra forma. Ele pesquisou cerca de 100 candidatos, entre prefeitos e vereadores, e afunilou num processo de mentoria, que tem como foco ajudar os candidatos alcançar seus objetivos.

Candidatos a prefeito:

Linhares
Lucas Scaramussa (DC), aluno RenovaBR

Rio Bananal
Bilu Picoli (Solidariedade)

Serra
Gracimeri Gaviorno (PSC), aluna RenovaBR, Agora, Líder MLG

Vila Velha
Dalton Moraes (Novo), aluno RenovaBR, Livres

Candidatos a vereador:

Cariacica
Francisco de Assis Sizino (PV), aluno RenovaBR

Guarapari
Lucas Francisco Neto (Cidadania), aluno RenovaBR

Ibatiba
João Pedro Carvalho Rocha (Cidadania), aluno RenovaBR

Itaguaçu
Orlando Alves dos Santos Netto (PTB), aluno RenovaBR

Linhares
Denilza Bernardes de Souza Colonna (PSD)

Nova Venécia
Pedro Henrique Pestana Gonçalves (Podemos), aluno RenovaBR e do Livres
Anderson Merlin Salvador (PSDB), aluno RenovaBR

Serra
Maylla Barcellos Venturin (PSB), aluna RenovaBR
Darcy Lopes Costa Junior (Patriota), aluno RenovaBR

Vila Velha
Luiz Gustavo Potkul de Oliveira (PSB), aluno RenovaBR
Sandra Freitas (PSDB), aluna RenovaBR

Vitória
Naone Garcia (PSD), aluno RenovaBR, Acredito, Raps e Livres
Pedro Henrique Vassoler Sarkis (PSD), aluno RenovaBR
Paulo Vitor Aquino Dal Col (PV)

Casagrande senador?

O resultado desta eleição que é atípica, fora do comum – candidato sem contato com o povo nas ruas devido a pandemia – também vai influenciar na eleição para o governo do Estado.

Além do governador Renato Casagrande (PSB) que é candidato natural à reeleição, os prefeitos Audifax (REDE) e Max Filho (PSDB-Vila Velha) integram essa lista ao lado do deputado federal mais votado do ES, Amaro Neto (PRB).

Max se não for reeleito já fica fora do jogo. Outros nomes devem aparecer, como do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, (se for reeleito), lançado pelo presidente do MDB, ex-deputado Lelo Coimbra.

Fechada as convenções, quem saiu fortalecido foi o partido do governador. O PSB e o PRB são os partidos com mais candidatos no ES.

E podem sair credenciados a indicar os dois cargos majoritários de 2022, se tiverem desempenho positivo em novembro.

Mas no varejo Casagrande leva a melhor porque tem outros partidos gravitando em torno dele, como o PP do secretário Marcus Vicente, o PSL, e outras siglas.

PSB tem 38 candidatos a prefeito na disputa, o PRB 27, e o PP 22. REDE e Podemos vem em seguida. (M.Rosetti- Charges Amarildo)