BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O Ministro da Integração, Helder Barbalho, e parte da equipe técnica ministerial visitam cidades do Norte do Espírito Santo na sexta-feira do dia 24, em decorrência da crise hídrica e da salinização da água que sai das torneiras, em São Mateus.

O convite foi feito pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) durante reunião nesta terça-feira (14), com a presença dos prefeitos Daniel da Açaí (São Mateus) e Bruno Araújo (Pedro Canário).

Segundo o prefeito de São Mateus, 130 mil pessoas são afetadas pelo excesso de sal nas águas, agravado pela crise hídrica que afeta o Norte capixaba.

No caso de Pedro Canário, a população anseia pela construção de uma barragem para armazenar água.

A obra foi embargada no início dos anos 2000 pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) do Espírito Santo e agora voltou a ser autorizada.

A visita técnica do ministro servirá para análise da real situação dos municípios do Norte do Estado, em especial São Mateus, para que providências sejam tomadas.

“Estamos trabalhando para encontrar soluções que possam, definitivamente, fazer com que São Mateus possa ter tranquilidade no abastecimento de água. Isso é fruto do trabalho e diligência da senadora Rose de Freitas”, destacou o ministro.

“Trabalhamos sempre em busca de soluções para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Rose.