Casagrande reunido com a bancada. Foto: M.Rosetti

BRASILIA – AGENCIA CONGRESSO – Além da reunião de hoje, às 10 horas do governador Renato Casagrande – acompanhado pela bancada federal – com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, outra audiência está marcada para quarta-feira a tarde.

Será com o ministro da Economia Paulo Guedes, às 16h40, para tratar do mesmo assunto, a reconstrução das cidades destruidas pelas chuvas, conforme informou a deputada federal Norma Ayub (DEM).

O governador do Espírito Santo já está em Brasília para se encontrar com o ministro Gustavo Canuto. Ele vai apresentar um relatório dos estragos e pedir urgência nas ações em favor da população.

O governo federal já reconheceu estado de calamidade pública para seis municípios e situação de emergência para 16. Os prejuízos passam de R$ 500 milhões.

Há quinze dias, a chuva chegou ao Espírito Santo causando prejuízos e dor a milhares de pessoas. Rios transbordaram, e enxurradas e correntezas arrastaram até pessoas e carros.

Dez pessoas morreram em consequência dos temporais, sendo duas crianças. O prejuízo maior foi na região Sul, com destaque para o município de Iconha, que ficou irreconhecível depois que o rio subiu mais de cinco metros e saiu arrastando o que estava pela frente.

Briga política

Mesmo se tratando de um tema relevante e urgente para a população capixaba, alguns parlamentares federais não irão a reunião de hoje devido a divergências políticas. Muitos colocaram seus interesses políticos à frente das necessidades da população atingida.

A Agência Congresso vai divulgar a lista dos parlamentares que faltarem a reunião.

Mas já confirmaram presença e apoio ao governador Casagrande na cobrança das ações do governo federal, os deputados Da Vitória, coordenador da bancada, Ted Conti, Felipe Rigoni e Sérgio Vidigal. Norma Ayub deve chegar mais tarde devido ao horário do seu vôo.

Dos três senadores, Rose de Freitas (Podemos) confirmou presença, apesar de estar de licença para tratamento de saúde. Ela explicou para a Agência Congresso que é uma parlamentar municipalista e não poderia se ausentar num momento desses.

“Para mim Iconha é a cidade que precisa ser atendida mais urgentemente”, disse, ontem a tarde no aeroporto de Vitória. O suplente da senadora, Luiz Pastore, ( no exercício do mandato) também deve ir a reunião.

A coordenação da bancada enviou convite para todos os 13 integrates do colegiado, ontem, dia 2. O gabinte do deputado Da Vitória funcionou no domingo para convidar deputados e senadores.

Ministro esteve no ES

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, esteve no Espírito Santo neste domingo (26) e sobrevoou os municípios atingidos pela chuva, junto com o governador Renato Casagrande e outros membros no governo.

Depois dessa visita, o ministro havia combinado que retornaria ao Estado nesta quinta-feira (30) para mais uma reunião, quando seria apresentado o relatório com os danos nas cidades, mas ele cancelou esse compromisso. Por isso, foi agendada a reunião em Brasília. (Com informações locais do G1).