BRASÍLIA – A  senadora Rose de Freitas (PMDB) e o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), participam nesta quinta-feira (9), às 19h, da assinatura de ordem de serviço que autoriza o início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro Vila Nova de Colares.

A obra, financiada pelo Ministério do Esporte, está orçada em R$ 4 milhões e o recurso foi destravado com atuação da senadora Rose junto ao ministério.

O objetivo do CIE é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras.
Projeto 
Pelo projeto, o complexo será construído em uma área de 7 mil metros quadrados que abrigará um Ginásio Poliesportivo, com arquibancada para 177 lugares; área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e estruturas de atletismo.

Ao todo, serão atendidas 16 modalidades esportivas olímpicas: esgrima, ginástica de trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol e lutas.

Também estão incluídas as modalidades badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, ginástica artística, judô e atletismo, além de seis modalidades paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas; judô; halterofilismo; tênis de mesa; voleibol sentado e goalball). O futebol de salão, modalidade não olímpica, também será contemplado.

Vila Nova 

O bairro Vila Nova de Colares é considerado um dos mais carentes da Serra, município mais populoso do Estado, com aproximadamente 500 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O último censo, realizado em 2010 pelo IBGE, constatou que o bairro possuía população de 17 mil moradores, com maioria de jovens. Segundo o IBGE, 30,1% da população é formada por jovens, contra apenas 3,1% de idosos.
Com informações da assessoria de imprensa da senadora