Informação dada pelo colunista do O Globo, Lauro Jardim, gerou diversos comentários de apoio à transferência do peemedebista para o estado vizinho. Mas ele teria que renunciar seis meses antes. Nota virou piada.

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – A possibilidade do atual governador capixaba Paulo Hartung se tornar candidato ao governo do RJ causou enorme repercussão nas redes sociais.

Dada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, no último sábado (16), a notícia causou furor entre os internautas capixabas.

Segundo o colunista “está em curso uma articulação política para que Hartung seja candidato no Rio de Janeiro”.

“E que o “ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga participa das conversas preliminares e que o governador capixaba é simpático à ideia”.

A nota com cara de ‘balão’ foi pulicada na manhã do último sábado e logo caiu nas redes sociais, assim que os vários veículos capixabas repercutiram a informação.

Vá com Deus

O internauta Marcos Amorim foi um dos primeiros a comentar a repercussão da notícia no site do jornal A Gazeta.

“Por favor, que seja verdade. Que ele faça um bom trabalho no Rio e aproveite e fique por lá mesmo”, cutucou.

Opinião de carioca

Já o internauta carioca Rodrigo Ruas fez o seguinte comentário no site “O Antagonista”: “Eu sou carioca e sei da fama do tal governador no ES: é péssima”, disse.

“Já basta o que Cabral fez aqui. Esse cara é do PMDB, citado na Lava Jato, bancado pelo mesmo esquema que destruiu o Brasil. Para quem não sabe, [é] amigo de Temer do peito”, exclamou.

Por fim, o leitor do site administrado pela turma do jornalista Diogo Mainardi repeliu a oferta: “Não, obrigado! Que os capixabas fiquem com seu Baianinho por lá mesmo”, finalizou.

No grupo de waztsapp da Agência Congresso a notícia foi recebida com gargalhadas, devido à sua inviabilidade política.

Um internauta perguntou se o atual presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia seria o candidato a vice.

O jornalista Ronaldo Montalvão comentou: “Tem dias em que a idiotice excede. Paulo Hartung, como candidato ao governo do Rio de Janeiro, é um deles.”

Repercussão em Brasília

Já o deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), aliado de Hartung de longa data, afirmou que se o governador decidir em transferir o seu título eleitoral para o RJ e se candidatar ao governo daquele estado será uma “honra para nós capixabas”.

Segundo o pedetista, isso seria o reconhecimento de que o governo atual do ES é “um modelo de gestão”.

Por sua vez, o deputado Carlos Manato (SD-ES) que integra a oposição a administração Hartung “acha muito difícil” a ideia vingar.

Questionado se “apoiaria” a decisão de Hartung migrar para o RJ, Manato desviou do assunto afirmando que “isso seria uma decisão dele”.

O que diz a lei

De acordo com a legislação eleitoral para que uma pessoa de uma determinada localidade possa se candidatar por outra é necessário que mude o seu domicílio eleitoral um ano antes das eleições.

No caso do governador Hartung, ele teria que renunciar ao mandato até o dia 06 de outubro e transferir seu título para algum município fluminense.