BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Em reunião de governadores e o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) ficou decidido que a inclusão dos estados e municípios na Reforma da Previdência ficará a cargo dos líderes de partido.

Maia se reuniu hoje pela manhã com governadores na residência oficial para articular a alteração do texto, mas não houve nenhuma confirmação de alteração.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) disse que os governadores esperam que os estados e municípios entrem no texto.

“Manifestamos o apoio de todos os governadores à Reforma da Previdência, todos os governadores com boa vontade para criar um ambiente propício para a aprovação da reforma incluindo os estados e municípios”

“Mas infelizmente ainda não temos uma posição definitiva, nem o que vai acontecer em termos do relatório na Comissão Especial hoje a tarde.” disse o governador.

Essa era uma das questões mais pertinentes para a aprovação da matéria, agora a tarefa está nas mãos do relator da Comissão Especial, deputado Samuel Pereira (PSDB) e da articulação de Maia. 

Se ficarem dentro da reforma, servidores estaduais e municipais também terão que seguir as novas regras e não será necessária a apresentação de projetos específicos em Assembleias estaduais e Câmaras pelo país.

“É bom que a gente argumente, o ambiente de trabalho, de todos os servidores públicos em qualquer nível é um ambiente muito semelhante, então é muito adequado, é natural é bom senso que todos os servidores públicos estejam incluídos na mesma regra.”, afirma Casagrande.

Questionado sobre o que falta para a aprovação da reforma, Casagrande afirma “falta votar na Comissão Especial, porque não se tem um consenso ainda.”

“Por isso Maia tá buscando uma possibilidade, não acho que seja fácil, mas o assunto está nas mãos dos líderes para que a gente possa tomar essa decisão”, conclui.

Também estiveram presentes na reunião o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o relator da Reforma da Previdência na Comissão Especial, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).