BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O site Agência Congresso completou 11 anos de existência ininterrupta em outubro de 2018.

Por se tratar de um mês eleitoral e de grande turbulência política, como a eleição presidencial, o décimo primeiro ano do site passou batido.

Mas nunca é tarde para comemorar, ou pelo menos registrar o fato, considerando que no Brasil a maioria das empresas fecha as portas após cinco anos, conforme atesta o IBGE.

Com noticiário nacional diversificado, e atuação nos bastidores de Brasília com prioridade para os fatos que dizem respeito ao Espírito Santo, sobrevivemos a duras penas.

O Distrito Federal e o Espírito Santo são nossas outras praças com mais leitores, representam 60% da nossa audiência. 

Fundado em 3 de outubro de 2007, o site tem como forte a política, mas não deixa de lado as questões de interesse geral, como economia, segurança, saúde e educação.

Atualmente contamos com colunistas fixos e eventuais, além de uma editoria especifica para o Espírito Santo e outra para Brasília.

Acompanhamos de perto o trabalho da Bancada Capixaba no Congresso Nacional. Fiscalizamos com isenção a produtividade dos dez deputados federais e dos três senadores.

Com o advento das redes sociais, nosso trabalho ficou ainda mais importante, porque somos os olhos do eleitor capixaba no Plenário da Câmara e do Senado.

Hoje os parlamentares têm, via redes sociais, meios de mostrar o fazem. No entanto, não mostram suas falhas, ou o que deixaram de fazer. Exibir a produtividade se tornou campanha pela reeleição, com raras exceções.

A divulgação da atividade parlamentar é feita por funcionários dos parlamentares, pagos com recursos públicos, e passíveis de demissão a qualquer momento. Ocupam cargos comissionados.

A cobertura dos assessores de imprensa nunca será imparcial, ao contrário do tratamento dada pela imprensa profissional

É por isso que veículos como a Agência Congresso precisam existir. Eles sim são os olhos do cidadão.