BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Pelo menos quatro dos principais aeroportos regionais do Espírito Santo poderão ser privatizados: Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares.

A senadora Rose de Freitas (PMDB) admitiu para a Agência Congresso que o governo estuda essa possibilidade de acelerar a entrega à iniciativa privada dos aeroportos regionais capixabas.

A ideia e usar o mesmo modelo de concessão adotado para o aeroporto de Vitória, cujas obras devem ser concluídas em dezembro, e o leilão para a privatização ocorrer cinco meses depois.

Mas no caso dos regionais, o governo pretende concede-los à iniciativa privada do jeito que estão, sem reformas, ao contrário do que ocorreu com o aeroporto da capital capixaba.

“A aviação regional é muito importante. O [governo federal] tem que conceder já a construção destas obras. Não tem que primeiro fazer com dinheiro público para depois fazer concessão e entregar a inciativa privada”, disse a senadora.

“Temos que entregar de uma vez só. Temos aí um mercado [muito] ativo nesta área que é importante e que nós não podemos abrir mão dele. Precisamos que o governo já lance o olhar para esse mercado oferecendo estes [aeroportos] que já estão aprovados”, complementou.

Sem dinheiro público

Em agosto de 2016, devido aos cortes no orçamento federal oriundos da grave crise fiscal que compromete as contas do governo, três dos cinco aeroportos do estado foram retirados do plano de ampliação da aviação regional.

Os cinco aeroportos regionais que operam precariamente no estado são os de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares e São Matheus.

Apenas Linhares não foi afetado pelo corte de despesas que ceifou os investimentos de R$ 150 milhões nos aeroportos regionais capixabas. Os recursos estavam revistos no orçamento da União.

O aeroporto de Guarapari sequer estava contemplado no plano de ampliação. A concessão destes aeroportos é na visão da senadora Rose de Freitas a única alternativa nesse momento de crise para atender o setor que tem uma demanda causada pela necessidade de novos negócios.

“Para os aeroportos funcionarem, nós precisamos de uma política de concessão [destinando] alguns destes aeroportos para a iniciativa privada”, completou.

Carga

“Inclusive, nós estamos brigando por um aeroporto de cargas onde será [localizado] o terminal antigo [do aeroporto de Vitória]”, disse.

“O meu pleito é que fizéssemos o projeto [de concessão] ainda este ano para que tão logo que termine as obras do aeroporto de Vitória, já possamos operar o terminal de cargas através de uma concessão”, lembrou.

Apoio dos deputados

A iniciativa da senadora Rose de Freitas tem o apoio de parlamentares da bancada capixaba.

Para o deputado Paulo Foletto (PSB), um aeroporto em Colatina contribuiria para o desenvolvimento econômico da região.

No entanto, o socialista ressalta que será difícil “encontrar interessados” na iniciativa privada para investir nos aeroportos regionais por entender que eles ainda não têm público que garantam o retorno dos investimentos.

Já o líder da maioria do governo Temer na Câmara, deputado Lelo Coimbra (PMDB), disse que a concessão dos aeroportos regionais tem que ser separada do processo de concessão do principal aeroporto.

“Sou favorável às concessões desde que sejam [realizadas] sozinhas e não pendurados em aeroportos não sustentáveis que nos puxaria para baixo”, comentou.