BRASÍLIA AGENCIA CONGRESSO – O ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, confirmou hoje que o Brasil terá um consulado em Belmonte, considerada a cidade mais brasileira de Portugal. Foi nesta cidade que nasceu Pedro Álvares Cabral.

E é lá que residem diversos capixabas, muitos de Colatina. A decisão do governo vai beneficiar os brasileiros que moram em Portugal. Atualmente eles precisam se deslocar até Lisboa – cerca de 300 quilômetros – para resolver questões relacionadas a vistos de trabalho e cidadania.

O pedido de criação do consulado foi feito ao Itamaraty pelo deputado Da Vitória (Cidadania), atendendo a pedidos de brasileiros residente em Belmonte e do prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli. O escritor português João Morgado será o consul honorário.

“Isso vai facilitar a vida de muitos brasileiros residentes na região que precisam regularizar a permanência no país”, disse o deputado que visitou a cidade no início do ano, quando recebeu pedido de ajudar na criação do consulado.

“A cidade é um pedaço do nosso país na Europa. Até os nomes das ruas da antiga vila fazem referência ao Brasil. E todo ano eles celebram a descoberta do Brasil no dia 26 de abril”, contou.

Belmonte tem mais de mil anos de existência e conta com uma rede de museus que divulgam o potencial turístico da região falam do azeite e do descobrimento do Brasil.A cidade foi também o principal refúgio dos judeus portugueses durante a inquisição.