BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO –  Nem suplente de senador nem candidato a vice governador. O Progressista do ES também vai lançar um candidato ao Senado.

O presidente do partido deputado federal Marcus Vicente, admite que existe uma ‘grande avenida’ para as duas vagas de senador que serão disputadas este ano, devido a provável saída de nomes de peso.

Como por exemplo do governador Paulo Hartung (MDB), do ex-governador Renato Casagrande (PSB), e do senador Magno Malta (PR).

Malta deve concorrer como candidato a vice presidente na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Hartung e Casagrande devem disputar o governo.

Devido a essa ausência de nomes consolidados, várias siglas despertaram interesse em lançar nomes, como a REDE com o delgado da Polícia Civil Fabiano Contarato, o PSL, com o

deputado federal Carlos Manato, além o PSDB que já tem Ricardo Ferraço como candidato a reeleição, e o PRB o deputado Amaro Neto.

A avaliação do mercado politico é de que o governador Paulo Hartung (MDB) e ex-governador Casagrande (PSB) se enfrentarão, de novo, pelo o governo, junto com a senadora Rose de Freitas que pode concorrer pelo Podemos, PTB, PSD ou PPS.

“Teremos um bom nome para o Senado. E vamos começar a discutir as coligações majoritárias. Temos algumas filiações que precisam de proteção até dia sete”, diz Marcus Vicente.

“O PP  vai ter uma chapa com 40 candidatos a Assembléia Legislativa e 10 nomes para a Câmara Federal. Estamos com articulações novas em vários municípios e na região da Grande Vitoria. O PP está organizado em 51 municipais com diretórios definitivos e em outras 27 cidades conta com comissões provisórias”, acrescentou.

Câmara
Vicente é candidato a reeleição e diz que dia 7 anuncia o nome do partido ao Senado.
Da bancada federal praticamente todos os dez deputados federais são candidato a reeleição. A dúvida é só Givaldo Vieira, que se filiou ao PC do B, e Manato que pode subir para o Senado.
Já a deputada Norma Ayub (DEM) decidiu disputar a reeleição depois que ganhou a presidência do partido no estado. E promete trabalhar para que o presidenciável do seu partido, o deputado Rodrigo Maia RJ)  tenha um palanque competitivo no ES.

 

Candidatos a reeleição 

 

Sérgio Vidigal PDT – Em 2014 foi eleito com 161.744 mil votos.

Lelo Coimbra – MDB – Foi 2º mais votado em 2014 – 94.759

Helder Salomão – PT – foi eleito para o primeiro mandato com 83.967

Paulo Foletto – PSB  Reeleito em 2014 com 88.110

Carlos Manato – PSL – Reeleito com 67.631 mil votos.

Jorge Silva – SD – Tem São Mateus como base. Obteve 69.880

Givaldo Vieira. Filiado ao PC do B, pode sair para estadual.50.928 Votos

Marcus Vicente PP -Ampliou presença do PP nos municípios 45.525 votos 

Evair Melo – Deve se filiar ao Podemos. Na última teve 48.829

Norma Ayub – Assume presidência do DEM. Foi bem votada em 2014, 64.969 mil votos.