BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O aeroporto de Vitória será privatizado tão logo suas obras sejam concluídas, o que deve ocorrer em dezembro.

O anúncio foi feito pelo ministro Dyogo Oliveira (Planejamento) à senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).

Dyogo e o ministro dos Transportes Mauricio Quitella estarão em Vitória dia 25 para anunciar a concessão do terminal.

A mudança foi ocasionada pela necessidade do governo Temer em promover o ajuste fiscal.

A privatização vai gerar aos cofres públicos cerca de R$ 3 bilhões e criar 1500 empregos diretos devido a aberturas de lojas comerciais.

O ministro do Planejamento disse que o Tribunal de Contas da União (TCU) deve levar de quatro a seis meses para aprovar o processo de concessão, após inauguração da obra: “Esse processo (de privatização) será conduzido separado dos demais aeroportos brasileiros que também devem ser privatizados”, afirmou.

A senadora Rose de Freitas levou fotos da obra para o presidente Michel Temer, que garantiu sua presença na inauguração do novo terminal.

“Cerca de 84% dos trabalhos já estão concluídos. O presidente disse que faz questão de inaugurar. E várias lojas comerciais serão instaladas no novo aeroporto, gerando 1500 empregos diretos”, disse Rose.

A Leroy Merlin já confirmou ocupação e quarta-ferira da semana que vem diretores da empresa farão uma reunião com o presidente da Infraero, em Brasília, Antônio Clarete.

Também na terça (22), a bancada capixaba se reunirá com o ministro Moreira Franco da Secretaria Geral da Previdência da República, no Planalto, para discutir o processo de concessão.